A bióloga Bruna Barbosa anunciou no domingo (1º de maio) que está se desligando da Prefeitura de Alcinópolis. Ao longo de cinco anos como titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna atuou com muita disposição e junto de sua equipe transformou o município em uma referência na gestão ambiental, do turismo e do desenvolvimento.
Natural de São Paulo (SP), Bruna foi com a família para Alcinópolis em 1997. Formou-se em Ciências Biológicas pela Uniderp/Anhanguera e fez pós-graduação em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental pelo SENAC-MS.
Foi professora de Ciências e Biologia em Alcinópolis na Escola Estadual Romilda Costa Carneiro entre 2013 e 2015. Trabalhou como voluntária no CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e como bolsista de Iniciação Científica na Embrapa Gado de Corte, ambos em Campo Grande.
Bruna realizou o curso de Condutores de visitantes do Parque Nacional das Emas (3ª turma) e viveu por um ano na Nova Zelândia, onde estudou na Waikato Institute of Technology (Wintec). Ao retornar, aos 27 anos, assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente em 2017.


Referência na gestão ambiental
“No meio ambiente e turismo durante esses anos eu e minha equipe mantivemos o município de Alcinópolis entre os melhores pontuados no índice do ICMS Ecológico, quebrando recordes de arrecadação em 2021, devido as ações nas unidades de conservação do município, tanto âmbito municipal e estadual, bem como ações desenvolvidas na gestão de resíduos sólidos, onde desde 2017 o município passou a realizar a destinação correta dos rejeitos para aterro sanitário licenciado”.
“Em 2018 criamos, através de decreto, o Monumento Natural Municipal Serra do Bom Sucesso, unidade de conservação com mais de 2 mil hectares, e que ganhará novas estruturas turísticas nos próximos meses. Foram realizados vários programas, projetos, campanhas e ações ambientais com as escolas e a comunidade, abrimos as “porteiras” das nossas áreas protegidas para que a comunidade pudesse conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade”.
Nesse processo, Alcinópolis cresceu também na pontuação da classificação do Turismo no estado. A infraestrutura turística foi melhorada através de recuperação e manutenção de estradas, reforma e instalação de passarelas, abertura de trilhas em unidades de conservação e atrativos turísticos. Duas novas residências serão construídas na área da Casa do Parque Municipal do templo dos Pilares. A brigada voluntária de incêndio foi fortalecida com a aquisição de novos equipamentos, EPI’s e treinamento dos profissionais.
No agronegócio, vários projetos foram implantados como o fortalecimento da fruticultura, através da pitaya (incluída na merenda escolar) e do limão, incentivo à piscicultura e à integração lavoura-pecuária. A frota de implementos foi melhorada, com novos tratores ainda para chegar nos próximos meses e durante esses anos. Vários cursos e capacitações foram oferecidas ao produtor rural, além da disposição de assistência técnica para o desenvolvimento de projetos.

No Desenvolvimento, a Sala do Empreendedor foi restabelecida, a criação da Associação Comercial e Empresarial de Alcinópolis foi incentivada, foi oferecida capacitação para o comerciante local através do programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS, e criados alguns projetos de lei que irão beneficiar os empresários locais, para entrar em vigência ainda este ano.
“Além disso, tivemos a aquisição de uma área de 7,5 hectares para a instalação do Polo Industrial Thiago Carneiro Pereira, onde o projeto executivo já foi elaborado e aguarda assinatura de convênio com o Governo do Estado. Renovamos a frota da Semudes. Tínhamos apenas um veículo 4x4, hoje temos três veículos traçados, uma picape 4x2 e uma moto. Também ajudamos no resgate de fauna silvestre em casos de atropelamentos e outros acidentes. Resgatamos, prestamos primeiros socorros, conduzimos ao CRAS e até mesmo atribuições que não são da secretaria e de resgatar cães e gatos maltratados ou abandonados porque não temos centro de zoonoses”, conta Bruna.
Segundo ela, tudo isso só foi possível graças a profissionais competentes e qualificados que integraram a equipe da secretaria ao longo desses anos e deram o seu melhor para atender a população de Alcinópolis.

Literalmente pondo as mãos na massa: participando da sinalização turística dos atrativos e fornecendo frutas para hidratar e alimentar animais silvestres atingidos por incêndios florestais. Fotos: Arquivo pessoal

Palavras do prefeito Dalmy
O prefeito Dalmy Crisóstomo disse, em exclusividade ao site MS Norte, que Bruna deixa um legado de comprometimento, respeito e consideração: “Trabalhar com a bióloga Bruna Barbosa foi um aprendizado muito grande para mim, vai levar meu respeito, minha consideração, respeito e gratidão. Ela vai embora mas deixa seu legado de comprometimento, de capacidade, inclusive de gestão de pessoas. Durante esses 5 anos e 4 meses que tivemos oportunidade de trabalhar juntos, ela trabalhou bastante em diversas áreas”.
“Está saindo deixando o nosso município em primeiro lugar na arrecadação de ICMS Ecológico. Deixando também o município com dois projetos, um de fruticultura, com a pitaya e o limão, já em andamento, que está contribuindo com o desenvolvimento sustentável e várias famílias envolvidas, e vamos iniciar outro, de piscicultura. Além disso, teremos o polo industrial, que foi feita a aquisição da área e oportunizar que o município cresça e se desenvolva com novas empresas, e no turismo a vinda do Rally dos Sertões mais uma vez. Por isso tudo, minha gratidão à Bruna!”, finalizou o prefeito.