A co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho (FRM) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com a CCR MSVia e o Instituto CCR, oferece mais de 40 cursos gratuitos em diversas áreas, incluindo artes visuais, gastronomia, design e tecnologia. Essa iniciativa visa promover a inclusão produtiva e educacional de 100 mil jovens em situação de vulnerabilidade social até o primeiro semestre de 2025, fomentando emprego e renda por meio da economia criativa.
Para alcançar esse objetivo, o Grupo CCR investirá R$ 1,5 milhão ao longo de três anos. Este investimento será distribuído em fases que incluem o aumento das inscrições na plataforma, o desenvolvimento de um novo curso e a criação de dois laboratórios totalmente equipados, oferecendo acesso gratuito aos estudantes. Atualmente, a iniciativa possui 51 laboratórios em 11 estados brasileiros.
Entre os cursos oferecidos estão Edição e Tratamento de Fotografia, Programação Criativa, Introdução ao Roteiro Audiovisual, Fundamentos de Empreendedorismo e Segurança Alimentar na Gastronomia, além de História e Fundamentos da Programação, abrangendo CSS, HTML e Javascript. Jovens com mais de 15 anos podem se inscrever na plataforma virtual coliga.digital. Após a conclusão, os participantes recebem certificados que podem ser utilizados para comprovar habilidades no currículo, aumentando suas chances no mercado de trabalho.
Dados da co.liga indicam que quatro em cada dez alunos conseguiram empregos remunerados após concluir os cursos. Atualmente, o site conta com mais de 50 mil inscritos do Brasil e de outros 12 países, e já emitiu mais de 15 mil certificados.
Serviço – Cursos em Economia Criativa
Parceria: CCR MSVia, Instituto CCR e co.liga
Site para inscrição: coliga.digital
Faixa etária: Jovens com mais de 15 anos
Custo: Gratuito
Cursos Disponíveis:
Edição e tratamento de fotografia
Programação criativa e introdução ao roteiro audiovisual
Fundamentos de empreendedorismo e segurança de alimentos na gastronomia
História e fundamentos da programação
CSS, HTML, Javascript, entre outros
Da Redação
Foto: Assessoria