03 de Out, 2025
Chapadão do Sul reforça Justiça Restaurativa nas escolas com nova formação de facilitadores
12 de Jun, 2025

Chapadão do Sul sediou, entre os dias 10 e 12 de junho, a segunda edição da Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas na Escola. A ação integra o Programa Justiça Restaurativa Escolar (JRE), promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e a Secretaria de Estado de Educação (SED).

A formação foi conduzida pela psicóloga Valquíria Rédua da Silva e pela professora Márcia Alessandra de Souza Sena. A juíza Bruna Tafarelo e o promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França apoiaram institucionalmente a iniciativa.

Voltado a profissionais da rede municipal de ensino, como diretores, coordenadores, professores e servidores administrativos, o curso teve abordagem teórico-prática e focou na vivência e aplicação dos Círculos Restaurativos — metodologia usada para mediação e resolução de conflitos.

O município já havia recebido uma edição anterior em maio de 2023 e uma visita técnica com atividades práticas em 2024.

A programação incluiu atividades supervisionadas e encontros virtuais, garantindo o cumprimento da carga horária exigida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com essa nova etapa, Chapadão do Sul fortalece ações voltadas à promoção do diálogo, da escuta ativa e da construção de uma Cultura de Paz nas escolas.

Saiba mais – A Justiça Restaurativa é um conjunto estruturado de práticas e metodologias voltadas à conscientização sobre os fatores que geram conflitos e violências. No ambiente escolar, essa abordagem tem contribuído para relações mais colaborativas e seguras, baseadas na escuta, diálogo e corresponsabilização.

Da Redação
Foto: Assessoria

 




Notícias mais lidas