Autoridades municipais, diretores da Fundação Hospitalar e outros representantes se reuniram nesta segunda-feira (18) em Costa Rica, para celebrar o segundo aniversário da Unidade de Nefrologia Andreza Cristina Pereira da Costa, conhecida como Centro de Hemodiálise. O evento teve como objetivo destacar a importância dos serviços prestados pela unidade no município e na região.
Desde sua inauguração há dois anos, a unidade já realizou 6.900 sessões de diálise, atendendo regularmente 33 pacientes. No total, foram atendidos 35 pacientes residentes nos municípios de Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas, Chapadão do Sul em MS e Alto Taquari/MT. Além disso, nos últimos dois anos, quatro pacientes foram transplantados.
Antes da inauguração do Centro de Hemodiálise, os pacientes precisavam se deslocar até a cidade de Paranaíba, a 260 quilômetros de Costa Rica, para realizar o tratamento. Com a criação da unidade, 162.240 quilômetros deixaram de ser percorridos em dois anos, resultando em economia para o município e melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
A construção do prédio e a aquisição dos equipamentos médicos foram possíveis graças aos recursos próprios do Município de Costa Rica, que ultrapassaram R$ 2 milhões. O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, destacou a parceria entre a União, o Estado e o Município, com o apoio dos vereadores, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos na área da Saúde.
A Unidade de Nefrologia - Hemodiálise, localizada no complexo da Fundação Hospitalar de Costa Rica, tem área construída de 282 metros quadrados e conta com 10 máquinas de hemodiálise de fabricação alemã. A unidade gera 13 empregos diretos e presta uma homenagem à técnica em enfermagem Andreza Cristina Pereira da Costa, falecida em 24 de janeiro de 2022, cujo comprometimento foi fundamental para o sucesso da unidade.
Da Redação
Foto: Assessoria