Na terça-feira (22), consultores do Sebrae/MS apresentaram a metodologia “Roadmap Território Carbono Neutro” à Prefeitura de Costa Rica, em reunião no Paço Municipal com o vice-prefeito Roni Cota e a equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente (SEMTMA).
A proposta tem como foco apoiar os municípios na criação de projetos sustentáveis e na captação de recursos voltados à mitigação das mudanças climáticas. O modelo será utilizado como ferramenta de planejamento ambiental.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, 2023 foi o ano mais quente em 170 anos, com aumento na concentração de gases de efeito estufa. A metodologia do Sebrae/MS surge como alternativa para auxiliar os gestores públicos na formulação de políticas ambientais e acesso a financiamentos climáticos.
“Essa estratégia começou com foco nos municípios do Pantanal, ajudando na identificação de oportunidades sustentáveis e de novos negócios. Agora, será ampliada para todo o Brasil, respeitando as características de cada bioma”, afirmou Isabella Fernandes, gerente do Sebrae/MS.
Em Mato Grosso do Sul, o modelo já foi aplicado em 43 municípios, com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A ferramenta se baseia em diagnóstico técnico de seis eixos estratégicos para elaboração de planos de ação individualizados, disponibilizados por meio de plataforma digital.
A metodologia será apresentada na COP 29, em novembro, com destaque para o papel das micro e pequenas empresas na sustentabilidade e os desafios enfrentados por gestores municipais.
Da Redação
Foto: Assessoria