A temporada de treinões de aquecimento para a 3ª Corrida dos Poderes teve em Costa Rica neste domingo, dia 21 de setembro, sua última etapa antes da prova principal, que será no dia 25 de outubro em Campo Grande. Um evento marcante que reuniu participantes do município e de cidades vizinhas em um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso do Sul. Com um cenário inspirador e o clima perfeito para um dia de celebração por meio do esporte, o treinão promoveu inclusão e união entre o poder público e a comunidade local.
Este foi o último de quatro eventos de preparação que agitaram o interior do Estado. Antes disso, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas receberam a prova. No domingo, a largada foi no Centro de Eventos Ramez Tebet, com um percurso em que os participantes passaram por áreas de cerrado até o retorno à linha de chegada.
Foram cerca de 1.250 inscritos nesta etapa e, juntando as quatro provas do interior, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas com os eventos preparatórios. Além dos percursos de 5 km (corrida) e 3 km (caminhada), o evento também ofereceu uma estrutura com pontos de hidratação, profissionais de segurança, área de lazer para a criançada e sorteio de brindes ao final da prova.
A enfermeira Renata Andrade, que mora em Costa Rica há 15 anos, conta que encontrou no esporte uma forma de cuidar mais da saúde mental e, para esta prova específica, buscou incentivar a participação de diversos colegas para promover o bem-estar entre sua equipe de trabalho. “É uma sensação diferente correr aqui, com as paisagens maravilhosas que temos. Consegui trazer bastante gente junto comigo para poder chamar a atenção para a questão da saúde”, conta.
Saúde é o que não falta a dona Kika Oliveira: aos 66 anos de idade, ela completou o percurso de 5 km e se destacou entre os corredores. Para ela, que voltou a participar de uma prova após muitos anos, a prática esportiva tem sido fundamental para conseguir envelhecer com mais qualidade de vida e ter ânimo para realizar todas as tarefas.
“Eu pratico academia, pratiquei yoga por muitos anos, além de outros esportes. Mas a minha paixão sempre foi a corrida. Fiquei parada por alguns anos, voltei a treinar e hoje foi a primeira prova. Agora não vou parar mais”, disse.
“Corro por prazer, não por competição. Mas é muito importante o poder público promover eventos como este, incentivar a prática esportiva para ter uma população mais saudável e, ao mesmo tempo, também mostrar a todos as belezas e os encantos desta região, que apesar de ser no interior, é muito avançada em muitos aspectos”, complementa.
Como não podia deixar de ser, o Poder Judiciário de MS também esteve representado na corrida. A servidora Joana Miguel de Oliveira trabalha na 2ª Vara Cível e Criminal de Chapadão do Sul e aproveitou o evento na cidade vizinha para mais um treino de preparação para a Corrida dos Poderes.
“Para mim, é um privilégio estar hoje aqui, nesse lugar tão lindo e inspirador, e um evento dos Três Poderes, do qual faço parte e contribuo diariamente. Ainda não consegui fazer minha inscrição para a 3ª Corrida dos Poderes, mas com certeza estarei em Campo Grande para participar da corrida principal”, exaltou.
Saiba mais – A 3ª Corrida dos Poderes, promovida em parceria entre o Tribunal de Justiça de MS, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, será no dia 25 de outubro, na capital do Estado, em celebração ao Dia do Servidor Público. As inscrições para a 3ª Corrida dos Poderes são gratuitas e foram abertas no dia 29 de agosto, com o primeiro lote destinado exclusivamente a funcionários públicos estaduais. O segundo lote será aberto no dia 23 de setembro e destinado ao público em geral.
Interessados em participar da corrida devem ficar atentos para se inscrever por meio do site oficial do evento. No total, serão oferecidas 4.200 vagas distribuídas entre as provas de 3 km (caminhada), de 5 km e 10 km (corrida), além da prova para as crianças. No ano passado, mais de 3.500 pessoas participaram da corrida e a expectativa é que, neste ano, o evento reúna ainda mais corredores e participantes na capital sul-mato-grossense.
Da Redação
Foto: Assessoria