18 de Nov, 2025
Estudantes e professores apresentam projetos de pesquisa em um dos maiores eventos científicos da América Latina
04 de Nov, 2025

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa até esta sexta-feira, 31, da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2025, realizada na cidade de Novo Hamburgo (RS). Estudantes e professores dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas apresentam nove projetos de pesquisa no evento científico, considerado um dos maiores da América Latina.

Os projetos abordam temas como inovação tecnológica, sustentabilidade, ciência de dados, cultura e desenvolvimento social, sistemas inteligentes de monitoramento agrícola e estudos sobre o patrimônio histórico e cultural sul-mato-grossense.

Para viabilizar a participação no evento, o IFMS destinou R$ 45,5 mil em recursos, que foram utilizados para o deslocamento e a hospedagem dos estudantes e servidores.

Conheça alguns dos projetos apresentados por estudantes e professores do IFMS na Mostratec 2025:

Drones Transformadores

Intitulado 'Drones de Pulverização de Baixo Custo', o projeto desenvolvido no Campus Ponta Porã propõe levar tecnologia acessível à agricultura familiar, unindo conhecimentos das áreas de Agricultura e Informática.

Daniel Cristaldo Martinez, professor que orienta os estudantes, destaca que o objetivo é criar um sistema de pulverização inteligente, de baixo custo e capaz de ampliar a produção, minimizando o risco de acidentes com defensivos agrícolas e melhorando a rotina dos pequenos produtores.

“Nosso projeto vem sendo desenvolvido desde 2023. Partimos do desconhecimento absoluto e, a partir de uma ideia que unia diferentes áreas, criamos uma proposta voltada à agricultura de pequeno porte”.

Para o docente, participar da mostra é mais do que estar em uma vitrine de resultados. “A Mostratec é um ambiente de troca de experiências, contatos e formação de novas ideias. Vendo outros trabalhos, conseguimos aprimorar nossos próprios projetos, e isso é observado pelos alunos, que passam a enxergar o trabalho de forma mais madura", pontua Daniel.

O estudante do curso técnico de Informática, Gabriel Lohan Alves Miguel, descreve a participação no projeto como uma vivência inesquecível. “Estou realmente surpreso com tudo, principalmente por estar apenas no meu primeiro ano do IF e já poder participar de uma feira internacional considerada a maior da América Latina. Aqui posso adquirir novos conhecimentos, trocar ideias com pessoas de diferentes países e viver algo totalmente novo. É uma experiência única, incrível e inesquecível”.

Estudantes de Ponta Porã desenvolvem drones de pulverização de baixo custo - Foto: Acervo Pessoal

Algorítmico e Arte

Outro projeto que participa da Mostratec 2025 é o intitulado 'Entre aura e algoritmo: a dialética da reprodutibilidade técnica e a experiência estética', desenvolvido no Campus Três Lagoas. Inspirado no ensaio 'A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica', de Walter Benjamin, o trabalho investiga como as tecnologias contemporâneas alteram a sensibilidade humana e o modo de vivenciar a arte.

O orientador do projeto, professor Adilson Luiz da Silva, explica que a proposta é promover uma reflexão sobre a perda do valor simbólico da obra de arte na era da hiperconexão - com internet, redes sociais e memes reproduzindo a realidade -, e debater a influência dos algoritmos na percepção estética e na formação crítica dos estudantes.

“É uma vivência extremamente rica. [Na Mostratec] As estudantes estão conhecendo outros projetos, conversando com pessoas de várias regiões, e isso amplia a visão de mundo delas”, relata o professor Adilson Luiz da Silva, do Campus Três Lagoas.

“Walter Benjamin já observava que as técnicas de reprodução podiam tanto ampliar o potencial da arte quanto ser usadas para fins de dominação e alienação. Essa reflexão permanece atual na era digital, em que a estetização da política e a politização da arte seguem em disputa”, complementa.

A estudante do curso técnico em Informática, Gabriela Santos Tucunduva, uma das participantes do projeto, explica que para Walter Benjamin, o empobrecimento estético decorre da perda da aura da obra de arte è da singularidade vinculada ao seu aqui e agora, que é comprometida pela reprodução técnica promovida pelo cinema e pela fotografia.

"O título do projeto 'Entre aura e algoritmo' nasceu desse pensamento: o algoritmo representa a forma como, hoje, nos relacionamos com as tecnologias contemporâneas, como os algoritmos viciantes das redes sociais, em diálogo com as tecnologias do passado. Assim, configura-se um cenário dialético, no qual pode haver, por um lado, a perda da aura e o consequente empobrecimento da experiência estética causado pela reprodução; por outro, a possibilidade de ampliação da liberdade e do pensamento crítico. É essa tensão que sustenta o caráter dialético da pesquisa", explica Gabriela, que desenvolve o projeto com a colega Ana Clara Miguel dos Santos.

A participação na Mostratec, na avaliação do orientador, tem proporcionado uma experiência transformadora. “É uma vivência extremamente rica. As estudantes estão conhecendo outros projetos, conversando com pessoas de várias regiões, e isso amplia a visão de mundo delas. Ficaram apreensivas no início das avaliações, mas agora estão muito contentes com os resultados e com os elogios recebidos”, relata.

Estudantes de Três Lagoas investigam como a tecnologia altera a sensibilidade humana   - Foto: Acervo Pessoal

Edição 2025

Este ano, a Mostratec reúne 949 trabalhos de todos os estados brasileiros e de 12 países, dentre os quais Paraguai, Chile, México, Portugal e Itália.

Promovida pela Fundação Liberato, a mostra combina atividades científicas, culturais e de integração, incluindo o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET) e o Desafio Atto de Robótica.

Projetos do IFMS na Mostratec 2025

Campus

Projeto

Orientador(a)

Estudantes participantes

Aquidauana

O núcleo urbano de Aquidauana e a importância da religiosidade no processo de formação da sociedade (1892–2022)

Sintya de Santis Ascencio

Fabiane do Viso Brito, Mirella Araújo de Oliveira Massa

Campo Grande

Aperfeiçoamento da aerodinâmica de foguetes de garrafa PET por meio de dados obtidos via Arduino

Dante Alighieri Alves de Mello

Cauê Dias Rocha, Letícia Ceccarelli Lourenço, Beatriz Baeza Gouvêa*

(*não participou presencialmente)

Corumbá

Efeito da inibição da corrosão do polímero PEG-7 no aço 1006 em solução de ácido sulfúrico 0,1 mol L-1

Everton de Britto Policarpi

Dilson de Barros Lima Neto, Luiz Stefanelli

Coxim

Desenvolvimento de um titulador automático utilizando hardware de código aberto Arduino para determinar acidez do leite

Hugo Eduardo Pimentel Motta Siscar

Tiago Rodovalho Gonçalves, Paulo Henrique de Assis Lima, Maria Elisa Camargo Pavão

Dourados

Estudos biológicos de nematoides entomopatogênicos para o controle de pragas

Viviane dos Santos

Ana Júlia Bento Garcia, Emili Silva Oliveira

Nova Andradina

Estudo sobre o uso e manejo do solo arenoso e seus impactos sobre a qualidade física

Fernanda Soares Junglos

Ana Beatriz Gonçalves Rodrigues, Hian Arantes Izzo, Maria Clara Peixoto Lopes

Resgatando coelhos e formas geométricas: o pensamento computacional no 2º e 3º anos do ensino fundamental

Cláudio Zárate Sanavria

Julia Godoy Fuso, Valentina Campos Soares

Ponta Porã

Drones de Pulverização de Baixo Custo

Daniel Cristaldo Martinez

Gabriel Lohan Alves Miguel, Giuliano Moraes Eidt, Jennifer Estefany Araujo Sandoval, Arthur Pereira da Conceição

Três Lagoas

Entre aura e algoritmo: a dialética da reprodutibilidade técnica e a experiência estética

Adilson Luiz da Silva

Ana Clara Miguel dos Santos, Gabriela Santos Tucunduva

 



Notícias mais lidas