Texto e fotos: Fabio Pellegrini
Era noite de segunda-feira, 7 de dezembro de 2020, quando o jipe chegou em Coxim com o maior muralista da atualidade, o brasileiro Eduardo Kobra, acompanhado de quatro assistentes.
O grupo havia viajado mais de 20 horas desde São Paulo, estava cansado e jantou na lanchonete Viajando na Maionese. No dia seguinte, começava uma verdadeira operação.
Kobra fora contratado pela Prefeitura de Coxim para executar uma obra memorável: um painel de 19 x 6 metros em homenagem a uma das maiores personalidades da cultura local: Zacarias Mourão, autor da música Pé de Cedro.
A Praça Zacarias Mourão havia sido reformada e o então Prefeito Aluizio São José queria presentear Coxim à altura de seu merecimento. As negociações com a empresa de Kobra levaram mais de um ano por causa da pandemia.
“Eu estava passando por um grave problema de saúde e designei à equipe da Prefeitura que cuidasse de tudo com muito esmero, pois era uma homenagem que nós queríamos deixar como legado aos coxinenses. Coxim precisava voltar ao cenário cultural”, disse o ex-prefeito Aluizio São José, em depoimento exclusivo ao site MS Norte.
A praça Zacarias Mourão, aonde o artista-mór de Coxim havia plantado o pé de cedro mais famoso do Brasil, até poucos meses antes era um mero quintal sem nem mesmo bancos. Coxim precisava de um cartão postal atualizado e contemporâneo. E Kobra era o cara para tal.
Aos poucos, a arte do mural multicolorido tomava forma, até que no terceiro dia, quando surgiu a figura de Zacarias Mourão no mural, as pessoas passaram a perceber a grandeza da proposta da Prefeitura.
Por vídeo via celular, Kobra cedia entrevistas e depoimentos para toda a imprensa sul-mato-grossense. Coxim virou o foco da mídia naquela semana. De acordo com o artista, que fez murais em cerca de 35 países, o mural sobre Zacarias Mourão dá início a um antigo sonho de realizar um projeto de valorização das culturas regionais.
Famílias, ao final da tarde, e apreciadores de artes, passavam a acompanhar o desenvolvimento da obra. Artistas locais, em seu tempo livre, iam até lá observar e aprender novas técnicas. A um só tempo, começavam a chegar moradores de outras cidades, entusiastas da arte de Kobra, e até de Campo Grande, para apreciar a execução do mural e tentar tirar uma foto com ele.
Apesar do forte calor típico de dezembro, com chuvas ao fim de tarde, a equipe suportava bem entre andaimes e escadas e dava forma à homenagem.
Ao final de 5 dias, Kobra finalmente assinou sua obra em Coxim, sob aplausos da plateia que o acompanhava. “É a representação de um jovem músico da atualidade, fã de Zacarias Mourão, tocando violão”, explica Kobra. Na imagem, percebe-se também uma tatuagem do Pé de Cedro no braço do rapaz, e detalhes de sementes no braço do violão.
Um ano depois, o mural multicolorido tornou-se o principal cartão postal de Coxim. Um dos poucos municípios do interior do Brasil a receber uma obra da magnitude de Kobra.