O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), em Alcinópolis, vem sendo duramente atingido por incêndios florestais desde o dia 19 de setembro, quando um raio deu início às chamas em meio ao período de estiagem e baixa umidade relativa do ar. As visitações e ações de educação ambiental estão suspensas.
Equipes da Prefeitura, da Brigada de Incêndios de Alcinópolis e do Corpo de Bombeiros atuam diariamente para conter o fogo. A operação conta também com o apoio de produtores rurais e trabalhadores das fazendas vizinhas à unidade de conservação, que se uniram em uma força-tarefa com mais de 20 brigadistas e quatro bombeiros.
Apesar de a chuva ter amenizado a situação por dois dias, o fogo voltou a se espalhar, principalmente na região do Ribeirão Engano e nos vales do Cânion.
Para tentar conter o avanço das chamas, já foram abertos mais de 50 quilômetros de aceiros com maquinário pesado, além de barreiras manuais feitas por brigadistas.
Segundo estimativa da engenheira florestal Martha Carrijo, do Imasul, aproximadamente 3 mil hectares já foram consumidos dentro do parque, que no total possui uma área de mais de 30 mil hectares, abrangendo os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, em Mato Grosso do Sul, formando um importante corredor ecológico de espécies dos biomas Cerrado e Pantanal, bem como protegendo nascentes de rios.
O município permanece em estado de alerta, e a Prefeitura de Alcinópolis reforça o compromisso em proteger o PENT e as áreas de pastagem no entorno. “A preservação do parque é prioridade, e todos os esforços estão sendo feitos para conter os incêndios”, destacou o prefeito Weliton Guimarães.
Da Redação com informações da Prefeitura de Alcinópolis
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Alcinópolis