Faleceu nesta terça-feira (23), em Campo Grande, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda Soares, aos 88 anos. A informação foi confirmada pelo deputado estadual João Henrique Catan, neto do ex-governador.
Marcelo Miranda enfrentava problemas renais crônicos há vários anos e, recentemente, teve seu quadro de saúde agravado após contrair uma pneumonia severa.
Com uma trajetória marcante na política sul-mato-grossense, Marcelo Miranda ocupou alguns dos principais cargos públicos do Estado. Engenheiro civil formado pela Faculdade de Engenharia do Triângulo Mineiro em 1964, iniciou sua carreira pública e consolidou-se como uma das principais lideranças políticas de Mato Grosso do Sul.
Em 1976, foi eleito prefeito de Campo Grande. Poucos anos depois, em 1979, foi nomeado governador de Mato Grosso do Sul, cargo que ocupou até 1980.
Na sequência, foi eleito senador da República em 1982. Em 1986, voltou a disputar o comando do Executivo estadual e foi eleito governador de Mato Grosso do Sul para mandato entre 1987 e 1991.
Ao longo de sua trajetória, também atuou como superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Mato Grosso do Sul, função que exerceu entre 2003 e 2012.
Em reconhecimento à sua contribuição política e institucional, o governador Eduardo Riedel decretou luto oficial de três dias em Mato Grosso do Sul.
No decreto publicado nesta terça-feira, o Governo do Estado destacou a trajetória pública de Marcelo Miranda e sua relevância para a história política sul-mato-grossense.
O texto ressalta sua atuação como prefeito, governador e senador, além de reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.
“Considerando sua brilhante trajetória profissional e política e o reconhecimento de sua atuação à frente deste Estado por toda a sociedade sul-mato-grossense”, diz trecho do decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel.
Em uma homenagem emocionada publicada nas redes sociais, o deputado estadual João Henrique Catan relembrou momentos pessoais ao lado do avô e destacou ensinamentos que recebeu ao longo da convivência familiar.
Segundo o parlamentar, Marcelo Miranda manteve a personalidade forte e bem-humorada mesmo durante o tratamento de saúde.
João Henrique também destacou o legado de perseverança deixado pelo ex-governador, lembrando a determinação com que o avô enfrentava desafios.
A morte de Marcelo Miranda encerra um importante capítulo da história política de Mato Grosso do Sul. Seu legado permanece ligado à construção institucional e ao desenvolvimento do Estado nas últimas décadas.
Da Redação
Foto: Assessoria