03 de Out, 2025
MPMS leva Projeto Acolhida a Chapadão do Sul para apoiar vítimas de crimes violentos
31 de Jul, 2025

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) promoveu, na última quarta-feira (30), uma reunião institucional para marcar a expansão do Projeto Acolhida ao município de Chapadão do Sul. A iniciativa é conduzida pelas Promotorias de Justiça da Comarca e pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit).

O encontro teve como objetivo apresentar as diretrizes do projeto, que busca garantir um acompanhamento humanizado a vítimas de homicídio, feminicídio e latrocínio, por meio de uma atuação integrada entre instituições e serviços da rede local.

A promotora de Justiça Juliana Pellegrino Vieira, da 1ª Promotoria de Justiça, destacou a importância da articulação entre os setores envolvidos. “Trabalho articulado e intersetorial é essencial para assegurar uma rede de apoio eficiente e sensível às necessidades das vítimas.”

Já o promotor Thiago Barile Galvão de França, da 2ª Promotoria, reforçou o potencial de integração do município ao programa. “A unidade ministerial está à disposição e confiamos na qualidade das redes locais para integrar e fortalecer o Projeto Acolhida na comarca.”

Participaram da reunião o vice-prefeito Ernany Andrade Machado, representantes da Procuradoria-Geral do Município, das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, além da delegada de Polícia Civil Bianca Martins.

Sobre o Projeto Acolhida

O Projeto Acolhida teve início em Campo Grande (2021) e foi expandido para Dourados (2024). A iniciativa envolve Termos de Cooperação Técnica firmados entre o MPMS e diversas secretarias estaduais — Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Assistência Social e Direitos Humanos (SADH), Educação (SED), Saúde (SES) e Cidadania (SEC) — além da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública-Geral do Estado (DPGE) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

O objetivo é garantir proteção, dignidade e acesso a direitos às vítimas de crimes violentos e seus familiares, fortalecendo uma atuação conjunta entre Ministério Público e instituições parceiras.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas