O Governo de Mato Grosso do Sul e o BNDES avançam com o Invest Impacto, programa que vai investir até R$ 2,5 bilhões na modernização da malha rodoviária estadual. A iniciativa inclui obras em regiões estratégicas, com destaque para o fortalecimento da infraestrutura logística também na região Norte do Estado.
Na semana passada, técnicos do BNDES estiveram em MS para vistoriar trechos das rodovias MS-380, MS-289 e MS-276 e avaliar o andamento geral do programa. A visita marca a consolidação da parceria firmada em 2023 e operacionalizada neste ano.
O gerente de rodovias da Agesul, Gil Márcio Franco, explicou que o programa foi estruturado com apoio do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e articula diferentes fontes de recursos. “O objetivo era melhorar a malha viária estadual, integrando projetos como o Crema, as concessões e a Rota Bioceânica”, disse.
O primeiro lote de obras (RAP1), com cerca de R$ 600 milhões, já está em execução, com avanço de 45% a 50%. As frentes contemplam:
MS-436, entre Camapuã e Figueirão;
MS-276, entre Indápolis e Deodápolis;
MS-347, entre Dois Irmãos do Buriti e BR-419.
As primeiras entregas devem ocorrer no segundo semestre de 2026.
Já o segundo pacote (RAP2), validado em outubro, inclui trechos como:
MS-444, entre Selvíria e MS-112;
MS-320, entre Três Lagoas e MS-377;
MS-380, do entroncamento com a MS-164 até a BR-463;
MS-289, entre a MS-180 e MS-156.
Segundo o analista de operações do BNDES, Márcio Rebello, MS é um dos estados com melhor interlocução técnica com o banco. “Nosso acompanhamento é constante e exige o cumprimento rigoroso da finalidade contratual. Os recursos são liberados conforme metas e resultados alcançados”, explicou.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, destacou que o programa fortalece a competitividade e conecta cidades. “Essas obras representam desenvolvimento. Facilitam o dia a dia de quem usa as estradas e ajudam a escoar nossa produção com eficiência”, afirmou.
O governo estadual já prepara o terceiro relatório (RAP3), previsto para até o fim de 2025, com novos trechos e a meta de atingir o teto de financiamento. Será a maior operação de crédito para infraestrutura rodoviária da história de Mato Grosso do Sul.
Da Redação
Foto: Assessoria