A primeira noite do Festival Arte e Cultura do IFMS Coxim, nesta quarta-feira (9 de novembro) foi rica em troca de informações, descobertas, encontros, saberes e sabores.
A mesa redonda “Olhares sobre a cultura afro-brasileira e indígena” reuniu autoridades, estudantes, ativistas culturais e cidadãos coxinenses, lançando olhares e opiniões sobre temas deixados de lado pela sociedade, como preconceito racial, omissão dos poderes quanto aos povos nativos de Coxim, entre outros.
Um público de cerca de 70 pessoas, incluindo vereadores e outras autoridades municipais, ouviu atentamente o debate entre a escritora de origem indígena Gleicielly Nonato, professora Muryel Barros, professor Ricardo Porto, professor Cremildo Batista, moçambicano residente em Coxim, e o professor Mario Ney Salvador. Na sequência, houve show de pagode com o grupo Novos Tempos e foi servida uma suculenta feijoada aos participantes.

A escritora Glaycielli Nonato ressaltou a necessidade da auto afirmação da originalidade e identidade étnica dos povos indígenas remanescentes dos guatós da região do Pantanal. Ela e os demais componentes da Mesa deixaram evidente que a grande parcela da sociedade, se não têm o sangue dos povos originários nas veias (indigenas e negros), “tem esse sangue em suas mãos pela marca da dizimação ocorrida no período da `peseudo descoberta` e da colonização”.
O presidente da Câmara de Coxim, Wiliam Meira, também esteve presente debatendo a pauta do preconceito racial.
Para o jornalista Adelino Alexandre Lopes, presente no evento, as palestras foram um momento ímpar de aprendizado aos estudantes do IFMS: “E uma oportunidade à comunidade e às autoridades presentes ao evento de conhecimento e, sobretudo, de um mergulho numa história que não é exposta nos livros”.
A coordenadora-adjunta do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do MS, Muryel Barros, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da instituição de ensino em ampliar o horizonte de conhecimento da comunidade, por meio deste grandioso evento.
Confira a programação desta quinta e da sexta-feira em https://www.even3.com.br/festival-de-arte-e-cultura-2022-campus-coxim-288888/
Com fotos e informações de Alexandre Adelino Lopes