O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, foi destaque na noite de ontem (16 de setembro) em exibição do segundo episódio da série Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico, produzido pela CNN Brasil.
Ele concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Caio Junqueira durante a expedição ocorrida entre julho e agosto: “Nós agora somos estratégicos. Porto Murtinho antes era um lugar 'fim de linha', esquecido, agora está sendo comentado em todo o Brasil e até no mundo". Nelson mostrou ainda um caderno sobre as potencialidades da Rota Bioceânica em mandarim para distribuir em missão ocorrida na China, além de de outras viagens realizadas com o objetivo de atrair investidores ao município e ao Mato Grosso do Sul.
No segundo episódio, a reportagem especial discorreu sobre a construção da ponte sobre o rio Paraguai, com orçamento de 101 milhões de dólares da Itaipu Binacional, e da construção das alças de acesso à ponte, que estão sendo feitas pelo Governo Federal, além do novo plano diretor do município, voltado à consolidação de Porto Murtinho como destino turístico e como polo logístico da nova conexão entre o Brasil e o mundo. Mostrou ainda um porto privado instalado recentemente no município, já estabelecendo relações comerciais com os países da bacia platina.
Assista ao segundo episódio da série:
Reportagem especial
A série é exibida ao longo desta semana no CNN Prime Time, a partir das 20 horas (horário de MS). São cinco reportagens especiais ao longo da semana.
O jornalista e analista de política Caio Junqueira e o repórter cinematográfico Djalma Sena iniciaram a viagem em Mato Grosso do Sul, onde entraram em uma van e percorreram mais de 3 mil quilômetros passando por Paraguai e Argentina, até chegar ao Chile.
A equipe de reportagem mostrou a diversidade de paisagens, a construção da ponte estaiada sobre o rio Paraguai, a obra de pavimentação no Chaco paraguaio, atravessou a Cordilheira dos Andes, enfrentando temperaturas baixas, visitou salares, entrevistou empresários, pesquisadores e políticos, até chegar aos portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique, tratando de aspectos econômicos e políticos dos quatro países.
O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e vai integrar quatro países da América do Sul conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. As estimativas apontam que a rota deve reduzir em 17 dias o transporte de mercadorias que saem do Brasil para a Ásia, e em 30% o valor do frete em relação ao que se gasta para escoar os produtos pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.
Além de ampliar as possibilidades de negócios, sobretudo com a China, o Brasil também pode se beneficiar com a entrada de importações a preços mais competitivos.
Da Redação
Foto: Reprodução CNN Brasil