Os prefeitos de Coxim e de Pedro Gomes aderiram, nesta segunda-feira (9), ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS. Com isso, já são nove municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul que buscam transformar a realidade socioeconômica de seus municípios com o suporte do Sebrae e seus parceiros.
Bandeirantes, Sonora, Camapuã, Paraíso das Águas, Rio Verde, Chapadão e Costa Rica haviam aderido em 2021 e, agora, Coxim e Pedro Gomes também buscam o programa.
Neste terceiro ciclo do Cidade Empreendedora, Coxim e Pedro Gomes passam a receber acompanhamento do Sebrae durante 18 meses – a partir deste ano até 2023 – para o desenvolvimento de ações voltadas ao fomento de geração de emprego, renda e oportunidades de negócios.
As iniciativas são promovidas a partir de um eixo econômico competitivo, escolhido pelo próprio município: “Cidade de Negócios”, voltado para transformar desemprego em empreendedorismo e alavancar o desenvolvimento por meio dos pequenos negócios.
Em Coxim as atividades do programa Cidade Empreendedora começaram no dia 18 de abril, com a ação Sebrae na sua Empresa, quando os agentes da instituição visitam empreendedores locais visando identificar as principais necessidades e propor soluções por meio de consultorias e cursos gratuitos. Já em Pedro Gomes as ações iniciou nesta segunda-feira com a pesquisa socioeconômica e na terça-feira começa a ação Sebrae na sua Empresa..
Atendimentos e transformação
Desde março de 2021, quando iniciou o segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora, foram realizados 64.331 atendimentos aos pequenos negócios nos 22 municípios de Mato Grosso do Sul participantes do programa, considerando microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte – 26% desse número corresponde aos atendimentos realizados nos municípios da região Norte (28.897).
Paralelamente ao apoio aos pequenos negócios, pessoas consideradas como potenciais empreendedoras também receberam orientações e participaram de capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS nos municípios participantes. No total, foram realizados 28.897 atendimentos a esse público, sendo que 29% deles foram feitos nos municípios da região Norte (8.430).
A gerente regional do Sebrae Regional Norte, Luzicarla Softov, destaca que o programa envolve também a capacitação de prefeitos, secretários e servidores dos municípios, por meio de treinamento, para que possam seguir com o projeto.
“É uma programação intensa, ao longo de 18 meses, trabalhando desde servidores públicos de todas as secretarias, gerentes, secretários e até os prefeitos, e também empresários e a sociedade como um todo. O programa fomenta o envolvimento de pessoas de todas as idades a partir de quatro pilares: Desburocratização/Sala do Empreendedor; Compras Públicas; Educação Empreendedora; e Liderança. Tudo vai de acordo com o ritmo de trabalho dos gestores, dos secretários, dos servidores, enfim, dos agentes locais”, explica Luzicarla.
“Além disso, temos o Plano de Desenvolvimento Econômico, implantado a partir de escuta qualitativa com lideranças e pesquisas com empresas locais, que inclui ações com foco nas oportunidades existentes nos municípios”, relata a gerente regional.
Até mesmo professores da rede pública passam por um processo para incentivar o empreendedorismo aos jovens alunos. “Plantamos as sementes com ferramentas inovadoras, para que os municípios continuem desenvolvendo o aprendizado, incentivando a otimização, mudando os padrões de comportamento dos envolvidos, que muitas vezes está estagnado”, afirma Luzicarla.
.jpg)
Mudanças para melhor
Um dos consultores do programa, Idevaldo Garcia, fala do trabalho em alguns municípios: “Trabalhamos a partir de um diagnóstico feito em cada município, que pode envolver sugestões nas respectivas legislações, visando a desburocratização, para facilitar processos que fomentem o empreendedorismo e a funcionalidade da administração pública e dos negócios locais”.
“Com isso descobrimos e potencializamos cadeias produtivas já existentes entre municípios vizinhos, por exemplo. Incentivamos o empreendedorismo na população a partir de cursos práticos e consultorias, realizando ações com base nas oportunidades já existentes nos municípios”, explica Idevaldo, que tem atuado em Sonora e Rio Verde.
São palestras de capacitações, sessão de negócios entre compradores e fornecedores, ações para jovens e empreendedorismo feminino, consultorias, uma palestra magna de âmbito nacional, para atender demandas dos empreendedores locais que foram identificadas anteriormente.
Alguns municípios, mesmo após encerrados os ciclos de 15 meses, renovam a contratação do Programa, como é o caso de Chapadão do Sul.
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, contou em exclusividade ao site MS Norte, que esta é a segunda vez que o município adere ao programa: “Tivemos resultados muito positivos na primeira edição e optamos por acreditar mais uma vez no programa, que tem nos ajudado muito. São informações e capacitações, muitas novidades tanto para a administração pública, quanto para o empresariado local. São várias atividades que contribuem com o crescimento do município”.
Fotos: Divulgação Sebrae/MS