Na manhã desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Bonito tomou conhecimento do descarte irregular de lixo e entulho na Rua Cândido Luiz Braga, na Vila Marambaia. A situação foi classificada pela gestão como “inadmissível” e um reflexo de “relaxismo que desrespeita o espaço público, compromete a limpeza urbana e causa prejuízos diretos ao meio ambiente”.
Mesmo com os serviços frequentes de limpeza e manutenção executados pela Secretaria Municipal de Obras, a Prefeitura reforça que a conservação da cidade depende também da colaboração da população. “Práticas como essa sobrecarregam os serviços públicos e afetam negativamente a qualidade de vida de toda a coletividade.”
De acordo com a legislação vigente, o descarte correto de entulho, restos de construção e outros resíduos deve ser feito exclusivamente no Aterro Controlado do Município. Jogar lixo em vias públicas ou terrenos baldios é infração, gera danos ambientais, compromete a saúde pública e prejudica a imagem de Bonito.
O município lembra que está em vigor a Lei Municipal nº 1.804, de 25 de novembro de 2025, que estabelece regras claras para a remoção, coleta e destinação final de entulho, além de prever multas e penalidades aos responsáveis por descartes irregulares.
A gestão reforça que “comportamentos baseados em descaso, relaxismo e falta de educação não serão tolerados” e convoca os moradores a colaborarem com a limpeza urbana e o cumprimento das normas.
Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelo telefone (67) 99223-8123 ou via WhatsApp da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (67) 99238-6299.
A íntegra da Lei nº 1.804 está disponível para consulta e orientação da população.
Da Redação
Foto: Assessoria