19 de Nov, 2025
São Gabriel, Costa Rica e Pedro Gomes estão entre as cidades com mais denúncias nas eleições 2024
27 de Ago, 2024

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul já contabilizou 140 denúncias de crimes eleitorais através do Aplicativo Pardal. Destas, 62 estão relacionadas a candidatos a prefeito e 46 a candidatos a vereador.

Entre as cidades com maior número de denúncias, Jardim lidera com 26 registros, seguida por Campo Grande, que apresenta 21 casos, e Bodoquena, com 20. Cidades da região norte do estado, como São Gabriel do Oeste (14 denúncias), Pedro Gomes (9) e Costa Rica (5), também figuram entre as mais citadas. Outras localidades que registraram denúncias incluem Ribas do Rio Pardo, Ponta Porã, Brasilândia e Corumbá, com números mais baixos.

O Aplicativo Pardal permite que cidadãos reportem irregularidades na propaganda eleitoral e outros ilícitos relacionados às eleições. Denúncias de desinformação são encaminhadas ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), enquanto casos de crimes eleitorais são direcionados ao Ministério Público Eleitoral. Qualquer pessoa pode utilizar o aplicativo para fazer denúncias, que podem ser anônimas, desde que acompanhadas de provas, como fotos, áudios ou vídeos.

O sistema garante a confidencialidade das informações, mas usuários que agirem de má-fé poderão ser responsabilizados.

Além de receber denúncias, o aplicativo também oferece informações sobre práticas permitidas e proibidas durante o período eleitoral, abordando tópicos como o uso de alto-falantes, camisetas, carros de som, distribuição de materiais gráficos e a realização de comícios.

Da Redação, com informações de Investiga MS

Foto: Divulgação




Notícias mais lidas