Mato Grosso do Sul fechou o mês de setembro com saldo positivo de 1.379 empregos com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Entre os municípios que mais contribuíram para o resultado está São Gabriel do Oeste, na região norte do Estado, com 149 novas vagas formais.
O bom desempenho do município acompanha o crescimento observado nos setores da Construção Civil, Indústria e Comércio, que puxaram a geração de empregos no período. Em todo o Estado, a Construção liderou com 762 vagas, seguida pela Indústria (525) e Comércio (420). Os setores de Serviços e Agropecuária registraram saldo negativo, com -203 e -125 vagas, respectivamente.
Com isso, o estoque de trabalhadores com carteira assinada em Mato Grosso do Sul chegou a 701.093 pessoas em setembro.
Além de São Gabriel do Oeste, outros municípios com desempenho expressivo foram Campo Grande (565 vagas), Nova Alvorada do Sul (236), Ribas do Rio Pardo (209) e Dourados (175).
O levantamento também mostra que pessoas com Ensino Médio Completo lideraram as contratações, com 1.257 admissões. Houve equilíbrio entre os gêneros: 674 vagas para homens e 705 para mulheres no saldo final.
Da Redação
Foto: Assessoria