12 de Mar, 2025
Secretário de Obras de Coxim justifica falhas na coleta de lixo e pede desculpas à população
07 de Fev, 2025

Após dias de transtornos causados pela interrupção da coleta de lixo em Coxim, o secretário municipal de Obras, Ivaldo Lopes, se pronunciou para esclarecer a situação e pedir desculpas à população. Segundo ele, a paralisação ocorreu devido a problemas mecânicos na frota da prefeitura, composta por três caminhões com mais de 15 anos de uso.

“Só para fazer uma justificativa com relação a essa problemática no que diz respeito à coleta de lixo aqui da nossa cidade de Coxim. O fato é que nós temos três caminhões aqui na Secretaria, e já são caminhões com mais de 15, 20 anos de uso. Infelizmente, dois quebraram ao mesmo tempo e, para que seja feita a manutenção, requer um certo tempo. E nesse interino, aconteceu que o terceiro caminhão também veio a quebrar”, explicou o secretário.

A falta de veículos disponíveis resultou no acúmulo de resíduos em diversos pontos da cidade, gerando reclamações de moradores e comerciantes, além de riscos sanitários. Diante da gravidade do problema, a prefeitura adotou medidas emergenciais, incluindo a terceirização temporária do serviço.

De acordo com Lopes, os reparos necessários foram realizados e o serviço já está sendo retomado: “O prefeito Edilson Magro tomou todas as providências, dois caminhões já estão consertados, a coleta está retornando à sua normalidade e, até na segunda-feira, 100% da coleta será restabelecida.”

O secretário também reconheceu os transtornos causados e pediu compreensão da população: “Em nome do prefeito Edilson Magro, em nome da Secretaria de Obras, em nome de todos os nossos funcionários dessa pasta, pedimos desculpa à nossa gente, ao nosso povo.”

O Problema

A interrupção da coleta de lixo em Coxim ocorreu após a quebra simultânea dos três caminhões responsáveis pelo serviço. Com isso, os resíduos começaram a se acumular nas ruas, gerando insatisfação e preocupação entre os moradores. Nas redes sociais, foram registrados relatos sobre o mau cheiro, a presença de animais atraídos pelo lixo e até prejuízos a comerciantes.

Diante da situação, a prefeitura chegou a divulgar um comunicado afirmando que a terceirização seria utilizada como solução emergencial até que os veículos voltassem a operar. Com a retomada gradual do serviço, a expectativa é de que o problema esteja totalmente resolvido nos próximos dias.

Da Redação
Foto: Assessoria




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