03 de Out, 2025
Seminário discute papel do Rio Paraguai como patrimônio de MS
04 de Set, 2025

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) realiza, em Campo Grande, o seminário “Rio Paraguai – Patrimônio de MS”, dentro da programação do XIX SEDIMS – Seminário de Desenvolvimento Institucional de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado a partir das 19h, no auditório do IHGMS, localizado na Avenida Calógeras, nº 3.000, no centro da capital.

A iniciativa reunirá pesquisadores, professores, artistas e especialistas em diferentes áreas para debater o valor histórico, geográfico, cultural e socioambiental do Rio Paraguai, uma das mais importantes bacias hidrográficas do país e símbolo da identidade sul-mato-grossense.

Programação

A abertura oficial será no dia 16 (terça-feira), com a participação do presidente do IHGMS, Valter Cortez. Em seguida, duas mesas redondas darão início aos debates:

Geografia e História do Rio Paraguai, com mediação de Arlinda Cantero Dorsa e palestras de Arnaldo Menecozzi e Simone Mamede.

Após o intervalo artístico com a cantora Lenilde Ramos, a segunda mesa abordará o tema “Cenário, Inspiração Cultural e Artística”, com mediação de José Augusto Carvalho dos Santos e palestras de Yara Penteado e Ruberval Cunha.

Na quarta-feira (17), a programação segue com outras duas mesas temáticas:

Povos Ribeirinhos, Crenças, Costumes e Sustentabilidade, com mediação de Madalena Greco e participações de Marlei Sigrist e Leonardo Sampaio Costa.

Em seguida, a mesa “Presente e Futuro – Conscientização e Políticas Públicas” será mediada por Ana Luzia Abrão, com palestras de Arlinda Cantero Dorsa e Renato Pieretti Câmara.

O encerramento será marcado por uma confraternização cultural, com apresentação do grupo musical Acaba.

Além das mesas de discussão, o evento contará com a mostra digital “Rio Paraguai: suas águas, seus cenários”, do fotógrafo Rachid Waqued, reforçando o papel do rio como elemento inspirador na arte e na preservação ambiental.

O seminário é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A proposta é estimular a reflexão e ampliar o diálogo sobre o Rio Paraguai, suas múltiplas dimensões e a importância de políticas públicas voltadas à sua conservação e valorização como patrimônio natural e cultural de Mato Grosso do Sul.

Da Redação

Foto: Arquivo Fabio Pellegrini/SOS Pantanal




Notícias mais lidas