No terceiro episódio da série Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico, a CNN Brasil apresenta o impacto transformador que vem ocorrendo no Paraguai com a guinada liberal no país, que almeja se tornar um centro logístico sul-americano.
A iniciativa é estratégica para o país sem litoral, permitindo o acesso aos portos do Pacífico e do Atlântico e impulsionando sua força exportadora, alinhada à política liberal consolidada por governos recentes.
A reportagem destaca a relevância da rota para a comunidade menonita no Chaco Paraguaio, que já é uma potência do agronegócio e vê na nova infraestrutura uma oportunidade para otimizar a logística e reduzir custos de frete.
O investimento na Rota Bioceânica é visto como crucial para a integração territorial do Paraguai e para gerar riqueza, com o Chaco Paraguaio projetado para ser o principal motor econômico nas próximas décadas.
Assista ao episódio:
Série especial
A série é exibida ao longo desta semana no CNN Prime Time, a partir das 20 horas (horário de MS). São cinco reportagens especiais ao longo da semana.
O jornalista e analista de política Caio Junqueira e o repórter cinematográfico Djalma Sena iniciaram a viagem em Mato Grosso do Sul, onde entraram em uma van e percorreram mais de 3 mil quilômetros passando por Paraguai e Argentina, até chegar ao Chile.
A equipe de reportagem mostrou a diversidade de paisagens, a construção da ponte estaiada sobre o rio Paraguai, a obra de pavimentação no Chaco paraguaio, atravessou a Cordilheira dos Andes, enfrentando temperaturas baixas, visitou salares, entrevistou empresários, pesquisadores e políticos, até chegar aos portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique, tratando de aspectos econômicos e políticos dos quatro países.
O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e vai integrar quatro países da América do Sul conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. As estimativas apontam que a rota deve reduzir em 17 dias o transporte de mercadorias que saem do Brasil para a Ásia, e em 30% o valor do frete em relação ao que se gasta para escoar os produtos pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.
Além de ampliar as possibilidades de negócios, sobretudo com a China, o Brasil também pode se beneficiar com a entrada de importações a preços mais competitivos.
Da Redação
Foto: Reprodução CNN Brasil